sábado, 16 de junho de 2018

Funções da Contabilidade

Funções da Contabilidade

A partir do conceito da contabilidade e levando em consideração a sua utilidade, podemos relacionar cinco funções, seriam classificadas como as mais importantes: registrar, organizar demonstrar, analisar e acompanhar.

Registrar: Todos os fatos ocorridos durante as atividades da empresa devem ser escriturados com a finalidade de obter a historicidade e a comprovação das ocorrências.

Organizar: A contabilidade constitui-se em um sistema de controle, portanto todos os registros devem estar organizados, bem como todos os livros devem ser sistematizados para melhor visualização e verificação dos acontecimentos.

Demonstrar: A partir dos registros organizados dos acontecimentos das empresas, devem ser expostos, periodicamente, os resultados encontrados, bem como a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa.

Analisar: Levando em consideração que as informações fornecidas pela contabilidade, muitas vezes, podem não ser de fácil entendimento para os usuários, os demonstrativos devem ser analisados com a finalidade de facilitar a compreensão por parte de todos os usuários das informações contábeis.

Acompanhar: Função de cunho administrativo que consiste em acompanhar a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados e as quantias a serem recebidas de terceiros, bem como alertando para eventuais problemas.

Para o leitor deixo claro a importância de ter em mente as funções da contabilidade para fins profissionais, tendo em vista que essas são as bases da contabilidade!!!

Professor Raphaell Henrique

Autor & Editor

Professor de Administração, formado em Contabilidade Empresarial, Rotinas Administrativas, Rede de Computadores e atualmente me graduando em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Tiradentes. 23 anos. Casado com a Marília Borba.

0 comentários:

Postar um comentário