segunda-feira, 11 de junho de 2018

Introdução a Contabilidade

Contabilidade: É a Ciência que estuda, analisa e registra todos os fatos e atos ocorridos dentro de uma empresa ou instituição, que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio que é formado por, conjunto de bens, direitos e obrigações.

A contabilidade pode ser feita para pessoas físicas (profissionais autônomos) ou jurídicas (empresas de contabilidade, escritório contábil).

Pessoa Física é todo ser humano enquanto indivíduo, do seu nascimento até a morte. Essa designação é um conceito jurídico e se refere especificamente ao indivíduo enquanto sujeito detentor de direitos e de deveres.

Pessoa Jurídica - é a união de indivíduos que, através de contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos ou não. Normalmente as pessoas jurídicas denominam-se empresa.

Na contabilidade, o lado direito do balanço (Passivo) sempre será igual ao lado esquerdo (Ativo), pois, para que haja equilíbrio entre os lados surge o patrimônio líquido que demonstra qual é a verdadeira riqueza do patrimônio em questão.



Patrimônio: É o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações.

Observação: No Ativo ficam todos os Bens e Direitos, no Passivo ficam todas as Obrigações e o conjunto destes três fenômenos é chamado de (Patrimônio). Quando quisermos obter o resultado do Patrimônio Líquido precisamos calcular a diferença entre essas variáveis: Ativo - Passivo = Patrimônio Líquido.  


Bens: É tudo aquilo que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro. é utilizado na realização do objetivo principal da empresa, ou seja, na atividade que a empresa desenvolve.

Classificação dos Bens:

Bens Tangíveis: São os bens que constituem uma forma física, bens concretos, que podem ser tocados.
Bens Intangíveis: São intangíveis os bens que não constituem uma realidade física e que não podem ser tocados.
Bens Móveis: Que não são fixos ao solo, são bens passíveis de remoção sem danos, por força própria ou alheia.
Bens Imóveis: Bens que não podem ser retirados de um lugar natural, solo ou subsolo, sem destruição ou dano, são bens imóveis.

Classificação dos direitos:

Direitos: são classificados como algo que você tem a receber, (Salário, pagamentos a receber, duplicatas a receber e etc).

Classificação das Obrigações:

Obrigações: É tudo aquilo que você precisa pagar, (Contas a pagar, empréstimo a pagar, duplicatas a pagar e etc).











Professor Raphaell Henrique

Autor & Editor

Professor de Administração, formado em Contabilidade Empresarial, Rotinas Administrativas, Rede de Computadores e atualmente me graduando em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Tiradentes. 23 anos. Casado com a Marília Borba.

10 comentários: